top of page
11 a 14 de Novembro de 2018: Recife, PE, Brasil

Crustáceos: organismos-chave dos ecossistemas

      Caros pesquisadores, graduandos, pós-graduandos ou demais interessados no estudo dos crustáceos, é com grande satisfação que anunciamos o X Congresso Brasileiro sobre Crustáceos (X CBC). Esta edição será organizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE) e ocorrerá nos dias 11 a 14 novembro de 2018, no Mar Hotel Conventions, na cidade do Recife, Pernambuco.

       A comissão organizadora está fortemente empenhada na preparação de uma programação de alto nível, com a participação de conferencistas brasileiros e estrangeiros, visando proporcionar discussões importantes e profundas acerca dos mais diversos aspectos relacionados aos crustáceos.

     Acesse esta página periodicamente e siga-nos também no Facebook para acompanhar as novidades do evento.

Contamos com a presença de todos!

 

Atenciosamente,

A Comissão organizadora do X CBC.

FIQUE POR DENTRO

MAILING LIST
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social

Curta nossa página 

SPEAKERS

Financiamento

logo-capes.png

Apoio

logo leica.png
logo casa do lab.jpg
SPONSERS

Bem vindos ao Recife dos Xiés

     Andar pelas ruas do Recife é se encantar com a diversidade de vida que habita as margens lamacentas dos rios que cortam a cidade. Parar sobre uma das pontes do centro da cidade e olhar para baixo é a oportunidade perfeita para observar o comportamento dos inúmeros habitantes da “lama da manguetown”.

Entre os ilustres habitantes da lama, está o caranguejo xié (ou chama-maré). Chico Science dizia ter visto “o xié andando devagar”. De fato, observar o xié é se surpreender com as mais diversas atividades que o caranguejo irá empregar, desde quando se alimenta em rápidos movimentos feitos com o quelípodo menor e que, em alguns casos, vai produzindo pequenos e cilíndricos montes de areia, até quando se envolve em lutas contra outros caranguejos da mesma espécie, usando o quelípodo maior como principal arma.

     O xié também chamará a atenção quando estiver escavando o substrato no intuito de construir a galeria onde vive. Cada vez que sai do interior de sua toca, o caranguejo traz consigo um monte de areia que carrega sob as patas locomotoras. De fato, a vida de um chama-maré gira em torno da sua galeria, pois é de lá que ele emerge quando a maré baixa, onde encontra abrigo ao menor sinal de perigo, se protege de desidratação em dias muito quentes e é para lá que retorna quando a maré sobe.

     Mas talvez o comportamento mais fascinante destes animais seja os movimentos ritualísticos que os machos empregam com o quelípodo maior. Alguém mais atento poderá perceber que cada espécie possui um movimento próprio. Na verdade, o chama-maré usa o quelípodo maior em combates intra- e inter-específicos, na defesa contra predadores e também para atrair a fêmea. Para esse último fim, o caranguejo usa de duas artimanhas: acena com o quelípodo maior no ar, em movimentos muitas vezes ondulatórios, ou bate o mesmo contra o substrato, com o intuito de produzir som, sendo este último artifício utilizado, em geral, à noite, já que não podem se comunicar visualmente.

     Mesmo durante as marés altas, ainda é possível observar o xié em Recife. No caso, um xié enorme, que habita o mangue da Rua da Aurora, no centro da cidade. O xié da Rua da Aurora dá as boas vindas aos visitantes e transeuntes e avisa que ali é a morada dele. Com a realização do X Congresso Brasileiro sobre Crustáceos na cidade do Recife, nada mais oportuno do que o xié da Rua Aurora dê as boas-vindas aos participantes, com a imponência de quem avisa que ali é a morada dele, e que todos estão convidados a entrar. Então, venha fazer como Chico Science, venha ver o “xié andando devagar”, venha andar “por entre os becos, em coletivos, sem conseguir fugir ao cheiro da lama da manguetown”. Recife, o mangue, a lama e o xié te esperam!!!!

Dr. Luis E. A. Bezerra

Contato

Para perguntas e comentários envie um email para xcbc2018@gmail.com

CONTACT

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page